3.3.12

RECOIL (2011)

Steve Austin vem construindo uma carreira interessante como ator de ação direct to video, especialmente por escolher trabalhar com algumas figurinhas típicas do gênero que só fazem aumentar o interesse pelo seus filmes. Após chutar a bunda de Stallone em OS MERCENÁRIOS, Austin voltou a trabalhar com Gary Daniels no bom HUNT TO KILL e dividiu a tela com Michael Jay White no fraquíssimo FORÇA TÁTICA (que eu ainda preciso comentar por aqui). Ainda para este ano de 2012, o sujeito está preparando MAXIMUM CONVICTION, com Steven Seagal, e THE PACKAGE, com o Dolph.

Enquanto aguardamos essas pérolas, vamos ficar com algumas impressões que tive de RECOIL, exemplar que segue a mesma idéia dos trabalhos do Austin listados acima, de contracenar com outro nome de peso. Dirigido por um tal de Terry Miles, “Stone Cold” Steve Austin encara ninguém menos que Danny Trejo por aqui! Portanto, tirem as crianças da sala, pois o “pau vai comer”! (No bom sentido, é claro).

A premissa e o personagem central lembram um pouco FASTER, com o The Rock, apesar das várias diferenças, uma delas é que RECOIL é mil vezes melhor. Austin interpreta Ryan Varrett, um sujeito misterioso que aparece em busca de vingança em uma pequena cidade dominada por uma gangue de motoqueiros traficantes liderada por Drayke (Trejo).

Varrett arruma uma confusão danada no local, mas o que importa mesmo é que toda a história é desenvolvida para criar o confronto entre Austin e Trejo. É tudo que o espectador quer ver e, para a nossa alegria, o filme não decepciona. A pancadaria entre os dois é encenada sem coreografias bonitinhas, com uma certa crueza, mas bem ao estilo old school, com muito soco na cara e o som de abacate esmagado a cada murro! Não poderia deixar de ser o ponto mais alto do filme!


Steve Austin, mais uma vez, demonstra carisma, porque se depender do talento para interpretar, passaria fome. O mais próximo que chegou de uma atuação foi em DAMAGE, cujo personagem exigia algo mais profundo e o ator conseguiu se expressar de alguma maneira. Por aqui, faz um tipo caladão, tenta aproveitar a presença em cena, caminha em direção à câmera em slow motion enquanto um caminhão explode atrás sem piscar… aos poucos vai se consolidadando como homem de ação do mercado direct to video.

Do outro lado, temos um Danny Trejo inspirado, fazendo valer cada momento dessa sua nova fase pós MACHETE. Em meio a um bando de vilões genéricos em RECOIL, Trejo se sobressai, não apenas por ser o lider da gangue, mas por realmente construir um personagem interessante, um vilão divertido, assustador e expressivo. E com quase 70 anos impressiona o físico do sujeito, realizando várias cenas de pancadaria para demonstrar o quanto é mau, trocando porradas com Austin de igual para igual… Para os fãs de Trejo, RECOIL será um deleite.

No entanto, tenho a impressão de que o resultado final poderia ser um pouco melhor. É habitual que esses exemplares direct to video tenham uma parcela de problemas e não estou esperando um novo DRIVE, não crio expectativas com este tipo de produção, apesar da dupla casca grossa que temos disponível aqui. Mas há uma certa pretensão desnecessária, o filme tenta ser algo fora do padrão na maneira como trabalha a história, os personagens, o ritmo bem mais lento… O esforço é louvável, mas o passo foi maior que perna e nesse sentido ficou a desejar. O fato é que por mais que tente, RECOIL fica na média da seara dos bons filmes de ação direct to video, ou seja, vale uma conferida obrigatória aos apreciadores do gênero.

9 comentários:

  1. Tenho um filme do Steve Austin aqui que nunca tive coragem de pôr para rodar. Mas se tu tá dizendo que tá valendo a pena ver a maioria dos filmes dele, entao o jeito é ver por mim mesmo. E vou procurar esse com o Trejo também.

    ResponderExcluir
  2. Mas só por curiosidade, qual filme do Steve Austin você tem aí?

    ResponderExcluir
  3. Gostei do Hunt to kill, principalmente por causa da luta contra o Gary Daniels. Aliás, Daniels deveria ter sido o vilão principal como é o caso do Jogo de Morte com Wesley Snipes.
    Ronald, por quê tu não gostou do Faster?

    ResponderExcluir
  4. FASTER começa num nível alto e termina lá em baixo... tem uma premissa ótima e desperdiça pela falta de colhões. Não que eu ache um desastre total, mas é bem fraco e poderia ser muito melhor.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o Hunt to Kill. Olhei a capa e logo pensei, "ah mais um desses canastrões do WWE fazendo um filme merda" hahaha desde entao nunca mais toquei no filme. Mas vou dar uma olhada mesmo sendo ruim.

    ResponderExcluir
  6. Acabei por assistir a este filme esta tarde. Este calmeirão não tem capacidade para fazer uma expressão que seja. Realmente há que dizer que as estrelas de acção direct to video dos anos 80 e 90 eram bem mais versáteis.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com

    ResponderExcluir
  7. Só agora que eu vi que tenho o Stranger e não hunt to kill. Mesmo assim achei um bom filme de ação. Um nota 7

    ResponderExcluir