8.10.11

MIDNIGHT MOVIE MASSACRE (1988)

Ok, justamente quando pedi aos amigos leitores dicas e sugestões de filmes para o mês de horror de outubro, o tempo fechou por aqui com o trabalho e fiquei mais apertado que nó de soga em dia de chuva… com exceção deste MIDNIGHT MOVIE MASSACRE, não consegui parar para ver ou rever as outras recomendações ainda, mas vou atendendo aos pedidos na medida do possível. Então vamos começar com esta pérola aqui mesmo, também conhecida como ATTACK FROM MARS, uma simples, mas entusiasmada, homenagem aos b movies de horror e ficção científica dos anos 50, com muito humor e gore mal feito, e que não deixa de ser uma celebração àquela época quando ir ao cinema havia outra essência, a qual se perdeu completamente nos dias atuais…

Dirigido pela dupla Laurence Jacobs e Mark Stock, o filme é uma sucessão de situações acontecendo dentro do cinema durante uma sessão de um sci-fi nos anos 50, com uma variedade enorme de estereótipos forçados, sem protagonistas definidos. Temos os nerds (um deles começa a ter visões de uma loira gostosa), o casal beijoqueiro, a gorda comilona de pipoca com o marido magricela, os bad boys, o carinha que só pensa em traçar a namorada, e por aí vai... Todos reunidos em frente à telona.

Ao mesmo tempo, acompanhamos o filme dentro do filme, um ridículo exemplar de ficção científica onde um grupo de pratuleiros das galáxias persegue um cientísta maluco pelos confins do universo até chegar na terra, onde enfrenta robôs feitos de lata velha. A princípio, a produção de MIDNIGHT MOVIE MASSACRE fora iniciada com a idéia de que… er, este filme, dentro do filme, fosse o filme mesmo! Mas se o material filmado a partir disso realmente fosse o produto final, seria um troço extremamente constrangedor e de mal gosto. Felizmente alguém teve a idéia salvadora de transformar o filme em um filme dentro do filme… er… deu pra entender? E pra complementar essa mistura filosoficamente metalinguística, uma espaçonave realmente paira sobre o cinema e um alienígena esfumacento – e com uma cavidade bucal em forma de vagina de idosa – começa a aterrorizar a todos que entram em seu caminho estraçalhando um a um dentro do cinema.

As cenas de gore são engraçadas, quase sempre mostrada em closes, com sangue espirrando nas paredes e objetos, membros decepados feito com material porco de papelaria, mas acabam dando um efeito razoável e sincero, levando em consideração o baixo orçamento. As idéias é que realmente importam, na verdade. A cena em que o menino, chupando um pirulito, entra na sala do gerente do cinema e o vê todo esquartejado é sensacional! E o climax final, o confronto entre o alien com a gorda comilona me fez revirar o estômago… ugh! A mulher realmente come de tudo!

 

MIDNIGHT MOVIE MASSACRE
poderia render algo de qualidade menos duvidosa se tivesse alguns atores reconhecíveis no elenco (temos pequenas participações de Robert Clarke e Ann Robinson), efeitos especiais mais elaborados e a direção de um Joe Dante, por exemplo, que poucos anos mais tarde fez algo parecido, o filmaço MATINEE. Mas é justamente os defeitos especiais, as péssimas atuações, a falta de pretensão e o climão trash por excelência que, visto no devido humor, dão o charme para esta divertida tralha dos anos 80.

5 comentários:

  1. Me lembrou Demons, de Lamberto Bava, que é bem fodão.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse filme! A premissa me agragou bastante, já ta na lista de downloads.

    ResponderExcluir
  3. "...sangue espirrando nas paredes e objetos, membros decepados feito com material porco de papelaria". Já me convenceu, vou procurar.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Ronald pelo post!!
    ótimo filme me lembro muito os filmes do Peter Jackson de começo de carreira!!
    Bagaceiro ao extremo!!

    ResponderExcluir
  5. "...sangue espirrando nas paredes e objetos, membros decepados feito com material porco de papelaria". Já me convenceu, vou procurar. [2]

    Pena que com esse bagulho de sopa, tá muuito dificil arranjar links On ! Não acho em lugar nenhum ! Mas valeu pelo Post !

    ResponderExcluir