Se fosse realizado nos anos 70, GIALLO não teria nada de especial, seria apenas um bom suspense policial em meio às tantas obras primas que o cinema italiano apresentou no período. Mas no contexto atual, o novo filme de Dario Argento é tudo aquilo que se espera da discreta proposta de retornar às origens de um gênero estuprado por jovens cineastas – americanos, na grande maioria – e que atualmente vem tentando se revitalizar com alguns bons exemplos aqui e ali. O filme continua não tendo muito de original, mas Argento consegue provar que é possível fazer um excelente trabalho, à moda antiga, sem a frescurada de montagens espertinhas ou efeitos especiais em CGI (como o próprio Argento havia errado a mão em A MÃE DAS LÁGRIMAS).
Apesar do nome, GIALLO não possui os elementos necessários para fazer parte do subgênero que o diretor ajudou a consolidar na Itália nos anos 70 e 80, e qualquer um com o mínimo de desconfiança sabe que é praticamente impossível fazer um legítimo giallo nos dias de hoje. Mas nem era essa a pretensão de Argento. Ele simplesmente dirige uma trama policial onde temos Adrien Brody encarnando um detetive à procura de um serial killer que seqüestra belas mulheres para desforrar seus traumas em cima delas. O "amarelo" do título (que em italiano é giallo) , se deve a uma peculiaridade do bandido. No elenco, ainda temos Emmanuelle Seigner vivendo a irmã de uma vítima do assassino e que resolve se meter no caso...
O filme serve também para provar que Argento permanece como um dos grandes nomes do horror e um artista único na condução e no controle de todos os elementos que tem em mãos, como a estética das cores, a movimentação da câmera desvencilhada, a mise en scène, a violência gráfica com direito à baldes de sangue, como nos velhos tempos de TENEBRE e PROFONDO ROSSO. O conteúdo pode ser simples (embora tenha boas sacadas com o passado do personagem de Brody), mas na forma Argento continua genial. Cada detalhe de cena, planos memoráveis (como a do final quando Brody se afasta do local do crime), a fotografia, tudo é valorizado ao máximo para trazer um novo frescor ao gênero e colocar o nome de Dario Argento de volta ao panteão, de onde nunca deveria ter saído. Uma pena que a distribuidora daqui fez o favor de nos poupar de ir ao cinema assistir a esta belíssima obra na tela grande.
Apesar do nome, GIALLO não possui os elementos necessários para fazer parte do subgênero que o diretor ajudou a consolidar na Itália nos anos 70 e 80, e qualquer um com o mínimo de desconfiança sabe que é praticamente impossível fazer um legítimo giallo nos dias de hoje. Mas nem era essa a pretensão de Argento. Ele simplesmente dirige uma trama policial onde temos Adrien Brody encarnando um detetive à procura de um serial killer que seqüestra belas mulheres para desforrar seus traumas em cima delas. O "amarelo" do título (que em italiano é giallo) , se deve a uma peculiaridade do bandido. No elenco, ainda temos Emmanuelle Seigner vivendo a irmã de uma vítima do assassino e que resolve se meter no caso...
O filme serve também para provar que Argento permanece como um dos grandes nomes do horror e um artista único na condução e no controle de todos os elementos que tem em mãos, como a estética das cores, a movimentação da câmera desvencilhada, a mise en scène, a violência gráfica com direito à baldes de sangue, como nos velhos tempos de TENEBRE e PROFONDO ROSSO. O conteúdo pode ser simples (embora tenha boas sacadas com o passado do personagem de Brody), mas na forma Argento continua genial. Cada detalhe de cena, planos memoráveis (como a do final quando Brody se afasta do local do crime), a fotografia, tudo é valorizado ao máximo para trazer um novo frescor ao gênero e colocar o nome de Dario Argento de volta ao panteão, de onde nunca deveria ter saído. Uma pena que a distribuidora daqui fez o favor de nos poupar de ir ao cinema assistir a esta belíssima obra na tela grande.
Estou doido para assistir.
ResponderExcluirSó esperando chegar na locadora.
Que cópia voce assistiu Ronald? Pelo que eu entendi foi o DVD nacional, é isso?
ResponderExcluirEu baixei um dvd rip, Herax... não sei se por aqui o filme já chegou.
ResponderExcluirEstava no aguardo de um dvd-rip aparecer na net, inclusive já achei por aqui. Hoje a noite eu baixo. Pela sua descrição acho que vou curtir bastante!!
ResponderExcluirO filme chega às locadoras essa semana. É mesmo excelente.
ResponderExcluirOpa, valeu pela informação, Marcelo.
ResponderExcluirtenho que ver isso urgentemente!!!!!!!
ResponderExcluirE olha que o Argento disse que detestou o resultado final. Que a montagem final ficou nas mãos dos produtores. A mesma conversinha que ele fala sobre O GAO DE NOVE CAUDAS, um dos meus favoritos.
ResponderExcluirVi ontem.
ResponderExcluirÉ um bom filme, divertido.
Mas uma pena, pois que acho que o filme poderia ter sido muito mais, vejo pouco a mão do Argento ali.
Os flashbacks no filme são sensacionais, pricipalmente o que se remete a Adrien Brody. Argento bailando camera de um lado para o outro, com poucos cortes. Lembra a perseguiça dentro do apartamento em Opera, só que em vez de azul, temos o amarelo.
Eu peguei no surreal Moviez, tem 86 min de filme, 88 com os creditos. Eu quero ver a versão completa, com 92 min. Espero que a california tenha a descencia de lançar o filme completo.
Não é o melhor trabalho do Argento nessa década, esse posto cabe a Non Ho Sonno, mas ele serve pra mostrar que mesmo hoje em dia com seus 69 anos, o cara ainda consegue fazer algo bom recheado com umas cenas fodidas, enquanto os produtores modificam roteiro, controlam sua direção, escolhem outra pessoa para fazer uma trilha sonora hollywoodiana e reeditam o filme 3 vezes.
Uma coisa é essencial para se assistir esse filme e todos os outros recentes, jamais querer exigir que Argento volte ao passado, pois ele sempre acompanhou as modificações que o mundo sofreu desde que entrou pro cinema.
Ainda preciso ver o Non Ho Sonno, mas por enquanto achei Giallo o melhor trabalho do Argento dessa década. Não é uma obra prima, mas tem seus bons momentos e não deixa de ser um grande filme.
ResponderExcluirEsperançoso, agora.
ResponderExcluirA pergunta é uma só: onde acho rsrsrs ?
ResponderExcluirSurreal moviez, torrentleech, emule, sharethefiles... tá moleza de encontrar.
ResponderExcluirVou precisar rever o filme, ele ta martelando na minha cabeça. Ainda mais quando eu dei umas olhadas em uns screens shots.
ResponderExcluirPocha eu baxei uma versão dvd rip do filme onde os personagens falam e um mané dubla em italiano por cima huahuahauhauhau!
ResponderExcluirPolones, haha. E esse release dublado parecia o unico disponivel ate pelo menos un 3 dias atras. Eu peguei ele umas 5 vezes com nomes diferentes.
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eu baixei esses ae.
ResponderExcluirta perfeito.
valeu ae kevin pelo link em poucas partes!
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