8.2.09

THE STREETFIGHTER (1974), de Shigehiro Ozawa

Não, THE STREETFIGHTER não possui qualquer tipo de ligação com o famoso jogo de vídeo game, muito menos com aquela adaptação porca estrelada pelo Van Damme. Este aqui é um autêntico clássico das artes marciais que, se você ainda não conhece, torna-se obrigatório a partir de agora! É estrelado pelo grande Sonny Chiba, provavelmente o maior astro dos filmes de artes marciais, embora não tenha sido tão popular quanto Bruce Lee. O Quentin Tarantino, por exemplo, é um grande fã e colocou o sujeito pra interpretar o Hattori Hanzo em KILL BILL.

O filme é uma maravilha onde a pancadaria come solta sem parar, mas por trás de tudo, há uma trama bem contada e elaborada que o torna muito mais interessante. Chiba vive um bandido de aluguel que resolve “trocar de lado” para defender a única herdeira de uma grande companhia e que possui a máfia nos calcanhares. Trocar de lado entre aspas porque, na verdade, o sujeito só quer mesmo levar uma boa grana. Mas para isso vai ter que enfrentar vários capangas na porrada e uma variedade de lutadores exóticos como um cego que esconde uma espada na sua bengalinha, bem no estilo Zatoichi.

E o que vale mesmo são as cenas de quebra pau. Simples, sem muitas coreografias extrapoladas, grande parte delas acontecem em ambientes fechados como corredores, escadas ou quartos cheios de móveis, onde o diretor Shigehiro Ozawa aposta mais nas habilidades de Chiba e nas suas expressões faciais (leia-se caretas!). Mas não deixam de ser explosivas e violentas com direito a ossos quebrados, dedos nos olhos, crânios esmagados (um deles numa visão de Raio X), gargantas arrancadas, dentes estourados com um soco e até mesmo as bolas de um negrão arrancadas com as mãos!!! Tudo incrementado com litros e litros de sangue e um tom bem realista realizado com ótimas trucagens.

THE STREETFIGHTER ainda teve mais duas continuações, todas estreladas por Sonny Chiba e qualquer hora dessas eu falo sobre elas também (mas primeiro eu tenho que assistir)...

31 comentários:

  1. Do Chiba, tente ver também G.I. SAMURAI, onde soldados japoneses são transportados para o Japão feudal e pode-se ver samurais sendo dizimados por tanques, metralhadoras e granadas; algo como Peckinpah invadindo um filme do Kurosawa. Divertido pacas!

    ResponderExcluir
  2. Putz, deve ser muito legal também! Mas quem é você, anônimo? =)

    ResponderExcluir
  3. Pra quem gosta de uma boa pancadaria, esse filme é obrigatório rss.
    Você já viu A Lenda dos Oito Samurais?

    ResponderExcluir
  4. Esse aqui é pancadaria das boas!!! Nunca vi esse aí, Sérgio. Recomenda?

    ResponderExcluir
  5. Ah, sou apenas um cara que não gosta de aparecer em público. ;)

    ResponderExcluir
  6. Ok, fique a vontade... =)
    E valeu a dica, vou tentar encontrar G.I. SAMURAI por aí.

    ResponderExcluir
  7. Recomendo e muito, Ronald. É dirigido pelo Kinji Fukasaku!

    ResponderExcluir
  8. Massa, Sergio! Não vi nenhum do Fukasaku ainda, mas já conheço a fama nos filmes de crime, ação, ganster...

    ResponderExcluir
  9. Eu tou entrando numa onda de ver esses filmes de artes marciais, baixei uns por conta própria, agradeceria se alguém me indicasse alguns, e pelo menos uns que tenha sangue. aehuehaehuaehehuehuaeuhe

    ResponderExcluir
  10. Esses da série STREETFIGHTER parecem ser bem violentos. Pelo menos este aqui é. Mas baixe aí FIVE FINGERS OF DEATH (que eu devo comentar por aqui também) e O MESTRE DA GUILHOTINA VOADORA... Mas tem outros caras que comentam aqui no blog (Herax, Caraça, Felipe Guerra, Sergio Andrade) que entendem bem mais do assunto do que eu...

    ResponderExcluir
  11. Ronald, de uma olhada nesse blog:
    http://ageofasia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Massa Herax! Vou linká-lo nos favoritos.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  13. Esse é uma aventura fantasiosa, Ronald. Não tem muita violência, mas bastante ação.

    ResponderExcluir
  14. A LENDA DOS OITO SAMURAIS é como um episódio duplo do Giraya, com orçamento maior. :)

    ResponderExcluir
  15. Hehe, como fã mirim do Giraya, vou atrás dele, com certeza!

    ResponderExcluir
  16. Ronald! Vc está na minha lista de Blogs Maneiros! o/

    ResponderExcluir
  17. Esse GI SAMURAI, que é realmente bastante divertido (e parece que teve um remake ou seqüência recente), saiu no Brasil em DVD porco com o título COMANDO SAMURAI, só pra facilitar a busca.

    ResponderExcluir
  18. Valeu! Mas achei uma versão (e já estou baixando) que parece estar numa qualidade bem boa. =)

    ResponderExcluir
  19. É um filme muito divertido, com uma ou outra cena de impacto, como o banho da imperatriz num lago de sangue. Mas no fundo tem é cara mesmo de seriado japonês infanto-juvenil. Outro filme do Fukasaku nessa linha é MENSAGEM DO ESPAÇO com o Vic Morrow !!!

    ResponderExcluir
  20. Baixei O MESTRE DA GUILHOTINA VOADORA,CINCO DEDOS DE VIOLENCIA E THE STREET FIGHTER.

    ResponderExcluir
  21. Yeah! Boa sessão, Kevin! hehe

    Opa, Leandro, valeu a dica!=) quanto mais, melhor! Vou procurar todas as sugestões dos amigos!

    ResponderExcluir
  22. Ronald, voce quis dizer Jiraya? Eu também cresci vendo essa série, hehe!

    ResponderExcluir
  23. Quandoi vocês dizem crescer, querem dizer com que idade assistiam o Jiraya ?

    ResponderExcluir
  24. Eu não disse crescer, eu disse que era fã mirim... hehe

    Eu assistia Jiraya com uns 5, 6 anos...

    ResponderExcluir
  25. Só pra ter uma idéia da sua idade. O Heráclito eu já conheço. Com 5 ou 6 anos eu assistia VINGADORES DO ESPAÇO, FANTÔMAS e SAWAMU, entre outros.

    ResponderExcluir
  26. Eu sabia que era bem mais novo, tenho 25 anos... mas não sei a idade de vocês, nem quando essas séries passavam, mas se tu for daqueles velhos que escondem a idade, não precisa falar! =)

    ResponderExcluir
  27. Digamos que eu assisti a Xuxa no CLUBE DA CRIANÇA da Rede Manchete, me lembro com clareza da Copa de 1982 (que seleção !) e meu pai me levou para ver SUPERMAN 3 no cinema. ;)

    ResponderExcluir
  28. Ok, já dá pra ter uma noção. =)

    ResponderExcluir
  29. Mas é mais novo do que eu imaginava! hehehe

    ResponderExcluir